Nossa atuação a frente da Comissão de Cultura da Alerj continua firme e inovadora.

No próximo dia 25, às 14h, na sala 311 do Palácio Tiradentes, realizaremos a primeira audiência pública sobre cultura da moda do país!

Entenda o movimento de moda

Há dois anos, como resultado dos debates da Conferência Nacional de Cultura, a moda se oficializou como uma das linhas de atuação do Ministério da Cultura. A partir daí, o setor se organizou e se consolidou como grupo de cultura disposto a pensar e criar políticas públicas e culturais específicas, que visam o fomento à pesquisa, a qualidade, a geração de emprego e renda e o fortalecimento da moda como identidade cultural, com reconhecimento e valorização da diversidade.

Na segunda metade de 2010, aconteceu em Salvador o Seminário Nacional de Moda, onde foi eleito o Colegiado Nacional do setor, dividido em eixo criativo, acadêmico, empresarial e institucional. Este colegiado, a partir dos debates do seminário, foi responsável pela formulação do Plano Setorial de Moda – que deve ser incorporado ao Plano Nacional de Cultura e guiar as ações do Minc para a área nos próximos dez anos.

A cultura da moda no Rio de Janeiro

Em todo este processo, o Rio de Janeiro teve claro protagonismo, provavelmente pela grande concentração de produtores no eixo sudeste. No Colegiado Nacional eleito, conquistou seis das trinta vagas. Agora, mais uma vez se coloca como protagonista, sendo o primeiro Estado a puxar uma audiência pública sobre a cultura da moda.

O objetivo da audiência é verificar as demandas do setor a nivel estadual, e formar um grupo de trabalho responsável por organizar o Seminário Estadual de Moda. A exemplo do que ocorreu na etapa nacional, no Seminário será criada e serão eleitos os membros da Câmara Setorial de Moda do Estado do Rio de Janeiro.

A criação dessa Câmara é um passo fundamental para que as políticas para a moda, que devem ser organizadas no Plano Estadual para o setor, possam ser formuladas em conjunto pelo poder público (executivo, através da Secretaria de Cultura, e legislativo) e pela sociedade organizada.

Para esta primeira audiência pública estão convidados estilistas, estudiosos, produtores, empresários, profissionais das indústrias e costureiras, estudantes, ONGs, representantes das instituições de moda e do poder público e todos e todas que se interessem pelo tema.

Nosso mandato espera construir um debate amplo, e colaborar assim com o fortalecimento da cultura da moda enquanto movimento organizado e propositivo no Rio de Janeiro.

Ajude-nos a divulgar a atividade!

O que? 1ª Audiência Pública da Cultura da Moda RJ

Quando? Dia 25 de abril, às 14h

Onde? Alerj – Palácio Tiradentes – Sala 311 (Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV – Centro)